Mas o que é SHAFT?
Aberturas verticais na construção por onde passam tubulações hidrossanitárias e elétricas.
É sempre importante lembrar que precisamos dar um destino final as tubulações dos ambientes projetados na arquitetura, como um banheiro ou uma lavanderia.
Essas tubulações previamente planejadas, impedem imprevistos na obra que podem prejudicar um ambiente planejado.
Exemplo: Criação de uma boneca de alvenaria criada para esconder tubos de esgoto, que prejudicaria esteticamente uma sala de estar.
O que fazemos para evitar isso?.
Prever por onde será o caminho das tubulações, esse caminho pode ser um SHAFT em algum lugar que não prejudicaria nenhum ambiente esteticamente, e facilitaria a manutenção das tubulações, dentro de um lavabo por exemplo. Esse processo pode ser feito junto com um escritório de projetos complementares (nós Engfaz) que ajuda você a melhorar a qualidade do seu projeto.Não podemos projetar aquilo que não conseguimos executar, projetar alguma coisa onde não damos a solução completa do problema e deixarmos para que seja resolvido em obra, as vezes, a solução que será adotada na obra pode danificar o que projetemos anteriormente.
No projeto F.E, que descrevemos em nosso portfolio, o projeto executivo enviado pela nossa parceira Arq Claudia Ferro, chegou até nós com dois Shafts que ficavam no primeiro pavimento da residência.
Por que dois Shafts?
Os dois Shafts, elaborados pela arquiteta estavam próximos a dois banheiros do pavimento superior, um na cozinha, e outro dentro de um lavabo. Para quem não tinha visto o projeto hidráulico diria que era parte da decoração na casa, MAS, na realidade eram soluções adotadas para o esgoto dos banheiro do pavimento superior.
Palavras chave: shaft, shafts, shaft banheiro, shaft banheiro
Deixe seu comentário aqui